quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Contra-prova confirma doping de cavalos em Pequim

Uma segunda série de análises de sangue retirado dos cavalos Chupa Chup, Lantinus, Cöster, Camirus e suspensos durante as provas de saltos em Hong Kong durante os Jogos Olímpicos, confirmaram esta quarta-feira, o resultado positivo divulgado anteriormente. As contra-análises antidoping, vão provavelmente obrigar a Noruega a devolver a medalha de bronze por equipas. A Suíça, que terminou em quarto lugar a prova por equipes, pode ficar com a medalha de bronze caso a Noruega seja eliminada."Provas e declarações por escrito foram requisitadas a Bernardo Alves (Bra), Christian Ahlmann (Ger), Dennis Lynch (Irl) e Tony Hansen (Nor), e uma equipe de três membros da Federação Equestre Internacional foi nomeada", afirmou a FEI. "Esta equipe irá analisar todas as provas reunidas e tomar a decisão sobre a sanção aplicável, se necessário."A FEI também revelou um quinto resultado positivo, durante os Jogos de Pequim-2008, envolvendo a amazona norte-americana Courtney King na disciplina de Dressage. Mythilus, montada de Courtney King, teve resultado positivo no teste para a substância proibida Felbinac, um anti-inflamatório e analgésico. A amazona foi notificada sobre o resultado e a sua suspensão dos Jogos Olímpicos em 22 de Agosto, três dias após terminar as provas de adestramento e de ter se classificado em 13º lugar. A FEI confirmou que aguardou pela contra-analise para publicar o resultado. Os vereditos finais sobre os casos de doping nesta Olimpíada, serão revelados daqui a 30 dias, após as audiências que se realizam, entre 5 e 7 de Setembro próximo.



-->

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Salto - Final - segunda parte




Camila Mazza, atual campeã brasileira, mostrou sua conhecida frieza e técnica tirando de Bonito Z o máximo que ele poderia lhe oferecer. Nas eliminatórias individuais ela ficou em 38º lugar e ficou fora das finais. Bernardo Alves, excelente cavaleiro, também explorou ao máximo Chupa Chup II e ficou a 27ª colocação. Rodrigo, o melhor do Mundo, fez o impossível com Rufus e conseguiu a 7ª colocação.
Infelizmente, o cavalo do Bernardo foi flagrado no anti-doping com uma substância proibida que compõe o Gel Equi block. Com ele também foram eliminados Christian Ahlmann, Denis Lynch e Tony Andre Hansen. Com isso, Camila foi chamada às pressas( cinco horas antes ) para compor as finais.
E a melhor brasileira em uma participação em Olimpíadas mostrou todo o seu talento! Em uma pista dificílima, armada por Leopoldo Palácios, Camila passou a primeira fase limpa e dentro do tempo. Rodrigo, sempre explorando bem a pista, não conseguiu evitar uma falta e foi para a segunda fase com 4 pontos. Na segunda parte, Rodrigo zerou a pista e Camila fez duas faltas nas duas testeiras, com isso ela se despediu da competição com o espetacular 10º lugar.
Rodrigo Pessoa foi para o desempate na disputa pelo bronze e ficou com o terceiro melhor tempo. Não conseguiu a medalha, mas mostrou ao Mundo que é o melhor cavaleiro da atualidade, pois conseguiu tirar de um cavalo limitado e ainda "cru" o que muitos não conseguiram com cavalos excelentes e experientes. Desde o começo das Olimpíadas, Rodrigo procurava explorar bem a pista, achando a melhor distância e galope para que fizesse pista limpa, mesmo que isso custasse pequenos pontos por excesso de tempo. Na fase classificatória ele provocou uma falta no último obstáculo para deixar Rufus "esperto" na fase final, já que ele (Rufus) é um cavalo que respeita muito os obstáculos e o Rodrigo sabia que precisaria dele em uma decisão ao cronômetro. Conseguiu! Mas infelizmente ele ficou com a quinta posição. Simplesmente Rodrigo tirou de Rufus mais do que ele poderia dar!

Salto - Final - primeira parte

Simplesmente surpreendente!
Ninguém acreditava na queda dos alemães, entretanto, depois do primeiro dia, eu comecei a acreditar. Ainda mais com o excelente desempenho dos brasileiros.
O ouro por equipes ficou com os EUA, até aí nenhuma surpresa pois, como eu já havia dito na postagem sobre as Olimpíadas, os EUA eram os favoritos, juntamente com a Alemanha. A surpresa ficou para o segundo lugar do Canada. Embora tenham uma excelente equipe, nem eles imaginavam este posto. Mas a maior surpresa foi o terceiro lugar da Noruega. E o pior, perderam a colocação graças ao doping do cavalo Camiro, de Tony Hansen. Com isso o terceiro lugar foi para a Suiça, também formada por excelentes cavaleiros, entre eles Steve Guerdat.
No individual, depois de muita disputa e algumas surpresas de doping, o ouro foi para o canadense Eric Lamaze. Excelente e experiente cavaleiro, montando Hickstead, fizeram pista limpa em todas as etapas das finais. O sueco Rolf ficou a prata e o bronze foi para Beezie Madden. Mas o maior destaque vai para os brasileiros. Infelizmente Pedro Vennis, montando o melhor cavalo da equipe, se atrapalhou nas eliminatórias por equipes e caiu com cavalo e tudo. Com isso o Brasil ficou fora das finais da Copa Nações. Bernardo Alves, Camilla Mazza e Rodrigo Pessoa tiraram o máximo de seus cavalos e mostraram que o Brasil possui uma das melhores equipes do Mundo.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Adestramento - Final

Apesar da classificação final, os brasileiros fizeram bonito nesta Olimpíada.
Acredito que o 40º lugar da Luiza e do 43º lugar do Leandro não refletiram os seus reais desempenhos. Sabemos da limitação dos cavalos Lusitanos, além do mais, o Oceano do Top não era a montaria oficial do Leandro nas seletivas, e sim o animal Pantanal Filhos do Vento. O Samba, montaria da Luiza, é novo ainda mas tem muito futuro. Acho que depois dessa Olimpíada, nem o Oceano, nem o Nilo voltarão a competir internacionalmente, Talvez o Nilo fique ainda por mais um tempo, mas não terá muito futuro, e o Roger merece um cavalo melhor.
A Luiza, como já digo a um bom tempo, é uma jóia que ainda está sendo lapidada. E a sua reprise foi mais bem executada do que a de muitos dos que ficaram em melhor posição que a dela! Mas enfim, o que importa é que ela fez bonito e ganhou experiência, o que já é um feito histórico para a idade dela!
Na disputa por equipes nada de surpresas. Alemanha em 1º, Holanda em 2º e Dinamarca em 3º.
No individual, para minha surpresa, Anky em 1º, Isabell em 2º e Heike em 3º. Apostava que as duas alemãs ( Isabell e Heike ) ficassem em 1º e 2º, respectivamente.
De um modo geral, gostei muito da participação dos Lusitanos, em especial do Relâmpago do Retiro que terminou em 19º sob a sela da australiana Haylay Baresford, amazona treinada por Isabell Werth, graças a contusão da égua Sunrise, da holandesa Inke Bartels.
Após essa participação brasileira, o Adestramento no Brasil e o cavalo Lusitano nunca mais serão os mesmos, mas isso é assunto para outra postagem...

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Salto - Olimpíadas 2008 - Primeiro dia

Algumas surpresas neste 1º dia de competição e classificação por equipes.
A primeira e inesperada surpresa foi o desempenho dos alemães. Não vou dizer que não torci contra, mas foi realmente fora do comum! A equipe formada por estrelas européias desabou na pista de Sha Tin. Ahlmann e Ludger fizeram dez pontos, Marco e Meredith seis. Com isso, praticamente deram adeus às chances de medalha por equipes, já que começam a disputa com desvantagem na ordem de entrada e sem a oportunidade de traçar estratégia.
O Brasil foi muito bem. Pedro Veniss, o primeiro brasileiro a entrar, fez pista limpa dentro do tempo e com muita tranquilidade. Bernardo Alves, o segundo brasileiro, também fez limpa limpa, dentro do tempo. Camila Mazza, a terceira a entrar, e pela primeira vez em uma Olimpíada, mostrou muita calma e atenção conduzindo seu cavalo Bonito Z com destreza e explorando bem a pista. Infelizmente, no último obstáculo cometeu uma falta na entrada e terminou seu percurso com uma falta por excesso de tempo. O último brasileiro a entrar foi Rodrigo Pessoa. Também com calma, conduziu Rufus explorando a pista, preocupando-se somente com os obstáculos. Fez pista limpa mas levou uma penalidade por excesso de tempo.
Com este resultado o Brasil ficou com a segunda colocação, empatado com o Canada e a Suíça. Em primeiro ficou os EUA que têm uma equipe franca favorita ao ouro, tanto por equipes, quanto no individual.
Acredito plenamente numa medalha por equipes. Os brasileiros estão muito bem orientados pelo sábio Mestre Nelson Pessoa, além do mais, a qualidade deles é indiscutível e a Alemanha caiu!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Adestramento - Olimpíadas 2008



Às 19:30 (horário de Hong Kong), a amazona Luiza Almeida fez sua estréia como a atleta mais jovem na história olímpica a competir no hipismo e, embora tenha confessado que não foi a melhor prova feita por Samba, o Brasil deve se orgulhar de seu desempenho, com a média de 60,833%.
Na verdade, o segundo e o terceiro conjuntos a entrarem na magnífica arena de Sha Tin eram Lusitanos, sendo o primeiro, Galopin de la Font, montado pelo português Daniel Pinto. Em 2007, esse conjunto causou grande surpresa ao vencer a final de consolação da Copa do Mundo de Adestramento, em Las Vegas, mas, naquela ocasião, faltou um pouco de energia nas seqüências de passagem e piaffe. Da mesma forma, a pirueta foi um pouco pesada e a linha final de passos reunidos transpareceu cansaço. No entanto, a reprise foi realizada corretamente, sem erros, em um total de 63,083%.
No mundo do Adestramento internacional, é difícil compreender como Luiza chegou onde chegou em poucos anos, mas quando ela entrou na arena, um silêncio tomou conta dos espectadores, sendo ela o centro das atenções de todos. Na verdade, Luiza se mostrou muito calma, iniciando sua apresentação com uma ótima série de movimentos reunidos, durante a primeira seqüência de passagem e piaffe. Houve uma leve hesitação seguida ao segundo piaffe, mas o conjunto executou um bom galope extendido e, apesar de boas transições na diagonal com mudanças a dois tempos, aconteceram alguns erros que lhes custaram pontos. Felizmente, as mudanças a um tempo foram sem erros e o conjunto terminou a prova extremamente bem, apresentando uma cadência regular e boa suspensão durante o final da passagem e piaffe.
“Estou muito, muito feliz. Eu somente entrei na pista e sabia o que eu tinha que fazer para dar o meu melhor e mostrar que a idade das pessoas realmente não interessa, e o mais importante é o trabalho que eu fiz. Esta não é a melhor prova que já fizemos. Sei que o meu cavalo pode fazer muito melhor, mas como primeira vez (olímpica), acho que foi realmente bom. É ótimo estar aqui, por isso estou muito satisfeita.”
Comentando sobre sua experiência em Hong Kong, Luiza disse: “Eu tenho aprendido que realmente preciso manter a calma, como sempre, em todas as competições e eu realmente tenho que confiar em meu cavalo. Neste ponto, estou feliz porque normalmente ele está muito nervoso, mas, na realidade, ele esteve calmo e, então eu só precisei ficar focada, tentar fazer o meu melhor e seguir em frente.”
Em relação ao ambiente na arena, Luiza admitiu: “Foi incrível, realmente incrível. Samba foi bem. Eu pensei que ele fosse ficar mais nervoso com o público, e é claro que ele poderia fazer melhor, mas como eu disse, sou muito feliz por estar aqui, e ele é muito jovem, tem apenas nove 9 de idade.”
Leandro Aparecido e Oceano do Top tiveram um bom desempenho e ficaram com 60,125%.

Jean Llewelliyn - Hong Kong

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Indignação nas Olimpíadas

Hoje, 11/8, na Inspeção Veterinária realizada no Centro Hípico de Shatin, em Hong Kong, sede da disputas hípicas nas Olimpíadas 2008, o cavalo Nilo V.O.,montaria de Rogério Clementino da Silva, foi cortado da equipe brasileira de Adestramento nas Olimpíadas de Pequim “por irregularidades na mão esquerda”, segundo a comissão veterinária.
Ainda consternado com o veto, Victor Oliva, proprietário e criador de Nilo VO, fez um comunicado emocionado em que agradeceu a todos que tiveram participação da qualificação do conjunto e já antecipando o projeto rumo à Olimpíada 2012.
“Isto nos deixou profundamente tristes. Foram três anos de um trabalho extremamente bem-feito e por este trabalho gostaria de agradecer a todos os professores, técnicos, imprensa e dirigentes da ABSPL – Associação Brasileira de Criadores do Puro Sangue Lusitano, CBH – Confederação Brasileira de Hipismo e FPH – Federação Paulista de Hipismo”, declarou Oliva.
“Meu agradecimento especial ao Neimar Roncati, nosso excelente veterinário, ao Johan Zagers, nosso excepcional técnico, e a toda a equipe da Coudelaria Ilha Verde. Agora, vamos torcer pela Luiza Tavares de Almeida e pelo Leandro Aparecido da Silva que certamente com seus cavalos Lusitanos farão um ótimo trabalho”, acrescentou o proprietário de Nilo V.O. e patrocinador do cavaleiro Rogério.
“Rogério e Nilo V.O. foram os grandes protagonistas deste sonho olímpico com seu talento e dedicação. Este foi apenas o começo de um grande projeto. Amanhã, depois que nos revigorarmos desta tristeza, vamos começar o projeto Londres 2012.”
Já ontem, 10/08, Nilo VO havia feito a primeira inspeção, mas a comissão veterinária das Olimpíadas e o júri de campo pediram que voltasse para 2ª inspeção. Os juízes alegaram que o animal apresentou um trote irregular. Estes procedimentos são rigorosos porque têm o objetivo de resguardar a sanidade e o bem-estar dos animais. A decisão é irreversível em função das regras da modalidade.
O chefe da equipe brasileira de adestramento Cel. Salim Nigri e o veterinário das equipes brasileiras de hipismo Thomas Wolff não concordaram com a decisão. “Foi um baque muito grande, terrível. O Rogério é uma pessoa querida e está todo mundo muito triste. O cavalo realmente não havia se apresentado bem ontem, 10/8, na inspeção e ele seria reavaliado hoje. Nesta 2ª inspeção, ele se apresentou muito melhor e tinha condições de competir”, lamentou Nigri.
Segundo Wolff, “a decisão surpreendeu não só aos brasileiros, mas também a outras delegações. Ninguém esperava que o Nilo fosse reprovado. Infelizmente a decisão deles é definitiva”, completou Wolff.
O país competiria pela primeira vez por equipes em Olimpíadas no Adestramento e esta também seria a primeira participação de um cavaleiro negro nas modalidades hípicas na história dos Jogos.
Com a baixa de Rogério Clementino/Nilo V.O, o Brasil irá igualar a sua participação nas edições de Munique 1972 e Sydney 2000, quando competiu individualmente. O direito inédito de ir aos Jogos Olímpicos na prova por equipes foi assegurada com a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007. Rogério Clementino fez parte do time que subiu no terceiro lugar mais alto do pódio no Pan, ao lado de Luiza Almeida e Renata Rabello. Agora o Brasil competirá no individual com demais integrantes da equipe brasileira: Luiza Tavares de Almeida com Samba e Leandro Aparecido Silva montando Oceano do Top. A estréia será nesta quarta-feira (13/08) às 8:15h (horário de Brasília e às 19:15 – horário de Hong Kong).