quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Adestramento - Olimpíadas 2008



Às 19:30 (horário de Hong Kong), a amazona Luiza Almeida fez sua estréia como a atleta mais jovem na história olímpica a competir no hipismo e, embora tenha confessado que não foi a melhor prova feita por Samba, o Brasil deve se orgulhar de seu desempenho, com a média de 60,833%.
Na verdade, o segundo e o terceiro conjuntos a entrarem na magnífica arena de Sha Tin eram Lusitanos, sendo o primeiro, Galopin de la Font, montado pelo português Daniel Pinto. Em 2007, esse conjunto causou grande surpresa ao vencer a final de consolação da Copa do Mundo de Adestramento, em Las Vegas, mas, naquela ocasião, faltou um pouco de energia nas seqüências de passagem e piaffe. Da mesma forma, a pirueta foi um pouco pesada e a linha final de passos reunidos transpareceu cansaço. No entanto, a reprise foi realizada corretamente, sem erros, em um total de 63,083%.
No mundo do Adestramento internacional, é difícil compreender como Luiza chegou onde chegou em poucos anos, mas quando ela entrou na arena, um silêncio tomou conta dos espectadores, sendo ela o centro das atenções de todos. Na verdade, Luiza se mostrou muito calma, iniciando sua apresentação com uma ótima série de movimentos reunidos, durante a primeira seqüência de passagem e piaffe. Houve uma leve hesitação seguida ao segundo piaffe, mas o conjunto executou um bom galope extendido e, apesar de boas transições na diagonal com mudanças a dois tempos, aconteceram alguns erros que lhes custaram pontos. Felizmente, as mudanças a um tempo foram sem erros e o conjunto terminou a prova extremamente bem, apresentando uma cadência regular e boa suspensão durante o final da passagem e piaffe.
“Estou muito, muito feliz. Eu somente entrei na pista e sabia o que eu tinha que fazer para dar o meu melhor e mostrar que a idade das pessoas realmente não interessa, e o mais importante é o trabalho que eu fiz. Esta não é a melhor prova que já fizemos. Sei que o meu cavalo pode fazer muito melhor, mas como primeira vez (olímpica), acho que foi realmente bom. É ótimo estar aqui, por isso estou muito satisfeita.”
Comentando sobre sua experiência em Hong Kong, Luiza disse: “Eu tenho aprendido que realmente preciso manter a calma, como sempre, em todas as competições e eu realmente tenho que confiar em meu cavalo. Neste ponto, estou feliz porque normalmente ele está muito nervoso, mas, na realidade, ele esteve calmo e, então eu só precisei ficar focada, tentar fazer o meu melhor e seguir em frente.”
Em relação ao ambiente na arena, Luiza admitiu: “Foi incrível, realmente incrível. Samba foi bem. Eu pensei que ele fosse ficar mais nervoso com o público, e é claro que ele poderia fazer melhor, mas como eu disse, sou muito feliz por estar aqui, e ele é muito jovem, tem apenas nove 9 de idade.”
Leandro Aparecido e Oceano do Top tiveram um bom desempenho e ficaram com 60,125%.

Jean Llewelliyn - Hong Kong

Nenhum comentário: