segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Indignação nas Olimpíadas

Hoje, 11/8, na Inspeção Veterinária realizada no Centro Hípico de Shatin, em Hong Kong, sede da disputas hípicas nas Olimpíadas 2008, o cavalo Nilo V.O.,montaria de Rogério Clementino da Silva, foi cortado da equipe brasileira de Adestramento nas Olimpíadas de Pequim “por irregularidades na mão esquerda”, segundo a comissão veterinária.
Ainda consternado com o veto, Victor Oliva, proprietário e criador de Nilo VO, fez um comunicado emocionado em que agradeceu a todos que tiveram participação da qualificação do conjunto e já antecipando o projeto rumo à Olimpíada 2012.
“Isto nos deixou profundamente tristes. Foram três anos de um trabalho extremamente bem-feito e por este trabalho gostaria de agradecer a todos os professores, técnicos, imprensa e dirigentes da ABSPL – Associação Brasileira de Criadores do Puro Sangue Lusitano, CBH – Confederação Brasileira de Hipismo e FPH – Federação Paulista de Hipismo”, declarou Oliva.
“Meu agradecimento especial ao Neimar Roncati, nosso excelente veterinário, ao Johan Zagers, nosso excepcional técnico, e a toda a equipe da Coudelaria Ilha Verde. Agora, vamos torcer pela Luiza Tavares de Almeida e pelo Leandro Aparecido da Silva que certamente com seus cavalos Lusitanos farão um ótimo trabalho”, acrescentou o proprietário de Nilo V.O. e patrocinador do cavaleiro Rogério.
“Rogério e Nilo V.O. foram os grandes protagonistas deste sonho olímpico com seu talento e dedicação. Este foi apenas o começo de um grande projeto. Amanhã, depois que nos revigorarmos desta tristeza, vamos começar o projeto Londres 2012.”
Já ontem, 10/08, Nilo VO havia feito a primeira inspeção, mas a comissão veterinária das Olimpíadas e o júri de campo pediram que voltasse para 2ª inspeção. Os juízes alegaram que o animal apresentou um trote irregular. Estes procedimentos são rigorosos porque têm o objetivo de resguardar a sanidade e o bem-estar dos animais. A decisão é irreversível em função das regras da modalidade.
O chefe da equipe brasileira de adestramento Cel. Salim Nigri e o veterinário das equipes brasileiras de hipismo Thomas Wolff não concordaram com a decisão. “Foi um baque muito grande, terrível. O Rogério é uma pessoa querida e está todo mundo muito triste. O cavalo realmente não havia se apresentado bem ontem, 10/8, na inspeção e ele seria reavaliado hoje. Nesta 2ª inspeção, ele se apresentou muito melhor e tinha condições de competir”, lamentou Nigri.
Segundo Wolff, “a decisão surpreendeu não só aos brasileiros, mas também a outras delegações. Ninguém esperava que o Nilo fosse reprovado. Infelizmente a decisão deles é definitiva”, completou Wolff.
O país competiria pela primeira vez por equipes em Olimpíadas no Adestramento e esta também seria a primeira participação de um cavaleiro negro nas modalidades hípicas na história dos Jogos.
Com a baixa de Rogério Clementino/Nilo V.O, o Brasil irá igualar a sua participação nas edições de Munique 1972 e Sydney 2000, quando competiu individualmente. O direito inédito de ir aos Jogos Olímpicos na prova por equipes foi assegurada com a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007. Rogério Clementino fez parte do time que subiu no terceiro lugar mais alto do pódio no Pan, ao lado de Luiza Almeida e Renata Rabello. Agora o Brasil competirá no individual com demais integrantes da equipe brasileira: Luiza Tavares de Almeida com Samba e Leandro Aparecido Silva montando Oceano do Top. A estréia será nesta quarta-feira (13/08) às 8:15h (horário de Brasília e às 19:15 – horário de Hong Kong).

Um comentário:

Maria do Sol Cesar de Vasconcelos e Melo disse...

Olá! Parabéns pelo blog! Sou iniciante neste universo mas já muito entusiasmada. Iniciei no adestramento em Brasília já com a intenção de me tornar uma atleta, com apoio da entidade para isso. Fuçando na internet por mais informações e pessoas que fazem blogs, encontrei você e seu ótimo blog.
Queria parabenizá-lo(a) (não dá pra saber se é homem ou mulher pelo blog...desculpe) e deixar o link para o meu: www.adestramentoehipismo.blogspot.com
Abraços, Maria do Sol