sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Carta aberta do Presidente da ABCCH

"MOVIMENTO DE MORALIZAÇÃO DO ESPORTE"


Como Presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH) e organizador do Campeonato Brasileiro Cavalos Novos 2008, venho a público esclarecer alguns pontos, que no nosso entendimento carecem ser detalhados, nas várias correspondências sobre o tema, enviadas e veiculadas por esse órgão digno de nosso respeito, o PFDP, além de aproveitar a oportunidade e deixar nossas sugestões no sentido de colaborar efetivamente com o

"Movimento de Moralização do Esporte" .

1-Embora entidade organizadora do Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos, a ABCCH segue regras e diretrizes da Confederação Brasileira de Hipismo, incluindo-se aí a forma de classificação dos cavalos das categorias 4 e 5 anos, ou seja, através de julgamento subjetivo.

2-Não temos autonomia para eliminar ou desqualificar quaisquer conjuntos do Campeonato, seja por maus tratos aos animais, ou por qualquer outra questão, nem tão pouco cancelar o Campeonato. Vale dizer, que para isso e para outras questões pertinentes, é designado um Delegado Técnico pela CBH, órgão normatizador de nosso esporte. Além disso, regra é clara quando habilita qualquer concorrente ou demais pessoas envolvidas de alguma forma no evento, ou seja, proprietários, tratadores, espectadores, podem denunciar de forma responsável e documental, qualquer abuso ou outra prática não regulamentar, constituindo-se em ferramenta única e valiosa aos oficiais de concurso que queiram punir a conduta que não siga estritamente as regras criadas pela CBH.

3- Pessoalmente, há anos sou contra o formato de julgamento subjetivo, pois acredito que o mesmo fomenta o abuso contra os animais de 4 e 5 anos. Quando assumi a Presidência da ABCCH em fevereiro de 2008, uma de minhas primeiras ações, foi no sentido de reunirmo-nos com a Diretoria de Cavalos Novos da CBH e sugerir modificações no formato do regulamento de todas as categorias do Campeonato de Cavalos Novos, mas por razões que não nos cabe julgar, não obtivemos sucesso. De qualquer forma conseguimos alterar alguns pontos que acabou por melhorar o julgamento de forma muito discreta. Abaixo salientamos algumas dessas ações:

 Melhor distribuição da premiação para as diversas categorias, concentrando uma fração maior às categorias de 6 e 7 anos.
 Não divulgar as notas do primeiro dia de julgamento das categorias 4 e 5 anos, uma vez que as mesmas não influenciam na contagem geral do Campeonato.
 Regulamentar o uso de protetores nos posteriores dos animais das categorias 4 e 5 anos, inclusive colocando a disposição dos concorrentes material dentro dos padrão estipulado. Convocamos um quadro de juizes inédito onde pudemos contar com a experiência de juízes estrangeiros, que foi treinado e orientado quanto à forma de julgamento, de modo que fossem premiados os melhores cavalos e punidos aqueles que apresentassem claros indícios de artificialidade na forma de saltar.
 Isolamento total dos juizes durante o exercício de suas atividades.

A ABCCH, como entidade que congrega os criadores do cavalo BH, tem todo o interesse em que esses cavalos tenham a sua vida esportiva permeada de grande sucesso, não só enquanto sejam considerados Cavalos Novos, mas também quando parte deles rompe essa barreira e atinge o nível dos Grandes Prêmios, pois no nosso entendimento todo o esforço de utilização das melhores linhagens, das melhores técnicas de criação, se perde quando o produto obtido é preparado e apresentado por profissionais que não respeitam esses fatos e apenas visualizam, de alguma forma, o sucesso pessoal, não importando para isso que meios sejam utilizados.
Para concluirmos lanço aqui uma proposta para a renovação do atual processo de formação e julgamento de Cavalos Novos:

 Estudo da substituição do formato de julgamento subjetivo para cavalos das categorias 4 e 5 anos por método objetivo.
A ABCCH, através de seu corpo técnico, encontra-se à disposição para colaborar com a regulamentação de um novo formato de julgamento do Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos, esperando que essa atitude seja a primeira no sentido de eliminar de nosso esporte, em todos os níveis, práticas que não respeitem a integridade da razão de nossa paixão pelos esportes eqüestres, o "CAVALO".

Antonio Celso Fortino
Presidente da ABCCH

Nenhum comentário: