sexta-feira, 25 de abril de 2008

Rodrigo Pessoa sacrifica Copa do Mundo por Olimpíada


Três vezes campeão da Copa do Mundo de hipismo, o brasileiro Rodrigo Pessoa abriu mão de participar de mais uma final do evento pelos Jogos Olímpicos de Pequim. Pré-selecionado para a etapa final da seletiva olímpica, ele vai priorizar a briga pela vaga em detrimento da luta pelo tetra.
A final da Copa será disputada neste final de semana, em Gotemburgo, Suécia. "Rodrigo se classificou para a final da Copa do Mundo, mas optou por não participar para se concentrar na Olimpíada", explicou o pai do ginete e membro da comissão técnica da Seleção Brasileira de salto, Nelson Pessoa.
Tendo o sela holandesa Rufus como montaria principal, Rodrigo utilizará o Global Champions Tour, cuja etapa de encerramento será o Athina Onassis International Horse Show, em São Paulo, como principal circuito preparatório. Além do atual campeão olímpico, os cavaleiros Bernardo Alves e Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, farão o mesmo. Montando, respectivamente, Chupa Chup 2 e AD Pecolien Zeldenrust.
Até a definição do grupo olímpico, em julho, haverá quatro etapas do evento. A próxima em Hamburgo, na Alemanha, de 1º a 4 de maio, depois em Cannes, na França (12 a 15 de junho), Monte Carlo, em Mônaco (26 a 28 de junho) e Estoril, em Portugal (10 a 12 de julho). Duas etapas depois, Holanda e Arezzo, a competição termina no Brasil, em outubro.
Rodrigo não participou do evento de abertura do calendário, em Doha, há uma semana, porque optou por disputar o circuito de Palm Beach, nos Estados Unidos.
"Após o Pan, Rufus estava muito cansado. Ele competiu cansado em São Paulo (no Athina 2007) e precisava descansar. Ele começou este ano em Palm Beach porque era um evento que se prestava bem ao desenvolvimento do cavalo com participantes de alto nível", destacou Nelson Pessoa.
O Brasil disputará os Jogos de Pequim com cinco cavaleiros na equipe ¿ quatro titulares e um reseva. O anúncio do quinteto olímpico será feito em julho.
Atualmente, os cinco conjuntos que conquistaram a vaga olímpica com a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, entre eles Rodrigo e Bernardo, estão pré-selecionados. Camila Mazza de Benedicto e Bartholomeu de Barros Miranda Neto, classificados pelas seletivas brasileiras, também estão. Assim como os medalhistas olímpicos Doda e Luiz Felipe Azevedo (dois bronzes), observados nos eventos europeus.
Ao contrário dos conjuntos que têm base na Europa, a dupla "brasileira" Camila e Miranda Neto não poderá mostrar serviço nos principais eventos da programação. Isto porque os Concursos Internacionais têm número limitado de participantes e priorizam os melhores classificados no ranking internacional.
Rodrigo (67º), Bernardo (35º) e Doda (38º) são os únicos brasileiros entre os 100 melhores do ranking internacional. A lista considera os 50 melhores resultados obtidos pelos cavaleiros desde o início do ano.

Gazeta Press

Nenhum comentário: