sexta-feira, 18 de abril de 2008

Cavalo flexionado

Esta matéria é um complemento da matéria anterior ( Triste Realidade ) que mostra muito brevemente como se deve trabalhar a coluna de um cavalo.
Primeiramente, qual o motivo de se trabalhar a coluna de um cavalo, o chamado engajamento?
O motivo é o de alongar a sua coluna lhe dando flexibilidade para que seu corpo funcione com uniformidade.
E qual o efeito que isso traz?
É o seguinte: o "motor" do cavalo é o seu posterior ( traseiro ) e sua força é transmitida aos anteriores e ante-mão ( mãos, peito e espáduas ) através da coluna, se o cavalo estiver flexionado, ou seja, com sua coluna alongada, toda a força gerada pelo posterior chegará uniforme bastando ao cavaleiro distribuir e direcionar a impulsão.
A posição correta do cavalo se dá quando toda a coluna do cavalo se encontra num grau uniforme e o seu pescoço com uma encurvatura linear sem que ele esteja "encapotado", ou seja, se defendendo de uma embocadura ou mão pesada demais.
O animal com mais flexibilidade é capaz de fazer qualquer exercício exigido pelo cavaleiro, pois toda a energia gerada por ele poderá ser aproveitada tradizindo em mais impulsão para um salto, mais vigor para uma reprise e também mais força para uma arrancada veloz.
Para que isso ocorra realmente, não podemos esquecer que as mãos do cavaleiro devem manter um contato suave com a boca do cavalo, somente direcionando-o, suas pernas devem fazer um contato constante com o flanco através das panturrilhas, e o assento deve ser leve, acompanhando os movimentos do cavalo.
Essa é a vantagem de ter um cavalo flexionado.

Nenhum comentário: