segunda-feira, 14 de julho de 2008




A Holanda, que ainda não está formada, mas possui nada menos que Albert Zoer, que se machucou mas pode se recuperar, Angelique Hoorn e Gerco Schröder, que são favoritos no individual e por equipes.
Ainda temos Steve Guerdat - Suíça; Dennys Linch - Irlanda e outros.

No Adestramento o favoritismo é total da Alemanha. Seus cavalos são superiores, suas reprises são perfeitas, técnicas e friezas acima do normal...enfim, é ouro na certa! ( será que vou acertar! rsrsrs). Quem poderá e irá incomodar será a Holanda, seguida pela Dinamarca e Suécia.
A excelente alemã Isabell Werth e seu cavalo Sathmo é favorita ao ouro no individual juntamente com fortes concorrentes e igualmente espetaculares, como Heike Kemmer, Adelinde Cornelisem e Anky van Grusven, as duas últimas da Holanda e Andreas Helgstrand da Dinamarca, entre outros.
Os brasileiros Luiza Almeida e Rogerio Clementino são novatos ainda e Leandro Aparecido, o mais experiente, conseguiu sua vaga no último minuto do segundo tempo.
Seus cavalos são todos Lusitanos nascidos e criados em território nacional, com excessão de Samba da Luiza, que é português. São cavalos esforçados e talentosos que ainda vão melhorar com o treinamento.
Já estamos fazendo história! Rogerio é o primeiro negro nesta modalidade em Olimpíadas e Luiza a mais jovem de todos os tempos. Sem contar a participação inédita dos nossos cavalos Lusitanos, inclusive a de Relâmpago do Retiro que integrará a equipe da Australia.
Rogerio é um vitorioso. Brilhante cavaleiro, disciplinado, esforçado e talentoso tem muito a render ainda.
Luiza, com apenas 16 anos é uma jóia a ser lapidada. Com certeza, em breve, estará entre os top do Mundo. Já está entre os melhores, pois participará de uma Olimpíada. Mas seu talento é gigante diante do pouco tempo que pratica adestramento.
Leandro é muito talentoso, dedicado e humilde. O mais experiente da equipe ainda está formando conjunto com o excelente garanhão Oceano do Top.

E por fim o CCE.
O nosso querido Guega, Seguei Fofanoff, será apenas reserva desta vez. Cavaleiro que já participou de outras Olimpíadas e de Panamericanos não conseguiu bons resultados na Europa.
A equipe formada por André Paro, Fabrício Salgado, Jeferson Sgnaolin, Marcelo Tosi e Saulo Tristão está numa crescente, mas as chances de medalha são poucas.

Mas o grande diferencial nesta Olimpíada será o preparo físico dos cavalos. Com o clima muito quente e a umidade extremamente alta, os animais perderão rendimento e aqueles que estiverem melhor preparados para este clima é que sairão vitoriosos.
Agora só nos resta torcer!
Mas não devemos nos esquecer de que o Brasil já faz parte do seleto grupo de sete países que terão representantes nas três modalidades. Essa é a prova de que o hipismo está crescendo e está no caminho certo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ontem vi um video da cavaleiro Rogerio Clementino e fiquei muito satisfeito, porque ele, agora, usa as ajudas dos alemães do top do mundo no dressage. Em bom momento, foram treinar com Johan Zagers, embora belga é radicado na Alemanha e usa as mesmas ajudas do falecido Dr. Reiner Klimke,as que eu também uso e sou criticado pelos militares da cavalaria... imperceptíveis para quem não as conhece (como manda o Regulamento de Adestramento da CBH. e da FEI). gostaria de chamar a atenção para o RAMENER que está perfeito (chanfro para a frente da vertical, também exigência dos 2 regulamentos e nunca respeitados pelos cavaleiros de Lusitanos no Brasil)...além do bom RASSEMBLER, com o cavalo de dorso , totalmente, descontraído, coisa quase impossível de se ver "neste País". Assisti, no último sábado, na Sociedade Hípica Brasileira, aqui na Lagoa, Rio de Janeiro, um português contratado a pêso de ouro, para dar clínica a algumas moças...uma lástima, o gajo encapotava os cavalos com o uso da pior rédea A DIRETA, porque além de tranferir pêso para o antemão, essa rédea trinca os posteriores que passam a trabalhar fora do chamado engajamento, que é um resultado importantíssimo das boas ajudas para qualquer cavalo em qualquer modalidade.