quinta-feira, 7 de julho de 2011

Baloubet se aposenta de vez


Baloubet du Rouet teve seu momento de vilão ao refugar em Sydney-2000. Deu a volta por cima quatro anos depois, com a medalha de ouro em Atenas-2004. Rodrigo Pessoa, principal cavaleiro do hipismo brasileiro, o chama de montaria de sua vida. Hoje, porém, o cavalo mais famoso do esporte brasileiro vive longe das pistas e afastado da função de reprodução, em que tinha o sêmen mais caro do mundo.
Em 2000 ajudou Rodrigo Pessoa a conquistar o tricampeonato da Copa do Mundo de hipismo.
Também em 2000, refugou na final de saltos dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, na Austrália.

Se redimiu do fracasso de Sydney-2000 e levou Pessoa ao ouro nos Jogos de Atenas-2004.

“Tudo bem retirar o Baloubet do esporte. Ele tem 21 anos [o tempo médio de vida de um cavalo é de 25 anos] agora. Mas ter tirado o cavalo da cria foi uma pena, porque ele ainda é o cavalo número um do mundo. Tem uma grande quantidade de filhos competindo. Nenhum como ele, é verdade, mas alguns muito bons”, lamenta Nelson Pessoa, pai do campeão Rodrigo e o primeiro a montar Baloubet du Rouet.

Criado desde os 5 anos no haras de Nelson e Rodrigo Pessoa em Fleurus, na Bélgica, o cavalo acabou criando uma relação afetiva com a família mais bem sucedida do hipismo brasileiro. Rodrigo Pessoa foi o segundo cavaleiro e o que mais se beneficiou da parceria. “Baloubet é um dos maiores cavalos de todos os tempos. Foi o cavalo da minha vida e ninguém aqui vai estar vivo para ver um cavalo como ele”, afirma.

Para os brasileiros, a relação com o garanhão foi do ódio ao amor. Ele foi alvo de críticas após não saltar o obstáculo na final dos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, quando Rodrigo Pessoa era um dos favoritos à medalha de ouro. A volta por cima ocorreu quatro anos depois, recuperando o título olímpico com Pessoa.

Depois de conquistas como o inédito tricampeonato da Copa do Mundo de saltos em 1998, 1999 e 2000, além GPs internacionais em Bercy, Bordeaux, Genebra, Las Vegas, Roterdã, entre outras, uma lesão encurtou a carreira de Baloubet du Rouet: ele foi retirado das competições em 2006 e foi para um centro de reprodução na Bélgica. Lá, 8 ml de seu sêmen eram vendidos a 3 mil euros (R$ 6,7 mil).

Apesar do lucro que Baloubet garantia ao seu proprietário, o empresário português Diogo Pereira Coutinho acabou com a carreira de garanhão do animal. Hoje, o cavalo vive em uma fazenda em Portugal.

Um dos filhos de Baloubet do Rouet é o cavalo Palouchin de Ligny, de 12 anos, que é montado por Rodrigo Pessoa em competições com obstáculos de 1,45 m e neste ano venceu duas provas em Wellington, nos Estados Unidos, e Valência, na Espanha. O descendente de Baloubet é a esperança de Pessoa, que tem tido problemas com lesões de seus animais.

“[Rodrigo] Está com três cavalos lastimados, só tem três cavalos saltando e não tem outra solução. Não dá para sair e comprar outras montarias, os cavalos estão caríssimos. Os de alto nível custam entre 3 e 4 milhões de euros e não apareceu um para comprar imediatamente”, afirma Nelson Pessoa.



Fonte: UOL Noticias

Um comentário:

Lucas™ disse...

O baloubet está em Portugal sim, numa quinta perto do cartaxo. Se vocês fossem donos de um animal desde sempre, o melhor cavalo do mundo, toda a gente lucrasse com o cavalo muito mais que vocês e ainda por cima não pudessem estar com ele não tomariam a mesma decisão que o proprietário? O baloubet teve muitas lesões nos ultimos anos de carreira é natural que o retirassem da competição. Agora uma coisa vos garanto, ainda hoje a meio de 2013 o proprietario vende sémen do baloubet. cumps
http://baloubetdurouet.com/semen/semen.html?___store=baloubet_pt&___from_store=baloubet_pt