Um vigoroso lenhador conseguiu em um dia derrubar 70 árvores, ao passo que o recorde era de 72 árvores em um dia.
No dia seguinte, querendo entrar para a história, acordou mais cedo, trabalhou duro, mas cortou apenas 68 árvores.
No dia imediato, acordou ainda mais cedo, esfoçou-se ainda mais, almoçou correndo e cortou apenas 60 árvores.
Assim,ao final do dia, desgostoso e desolado, sentou-se à beira do refeitório. Um velho lenhador, já sem vigor físico mas experiente, ficou com pena do jovem e, chegando ao seu lado, perguntou:
- Meu filho, quanto tempo você separou para AFIAR o seu machado ?
É isso que vemos em nosso hipismo hoje: ginetes com bastante talento e determinação, cavalos espetaculares e resultados fracos.
Na busca pela superação dos obstáculos e por títulos, nossos talentos treinam à exaustão seus cavalos. Muitos ainda utilizam de artifícios proibidos e imorais na preparação de seus cavalos e esquecem de "afiar" a sua equitação e a sua montaria.
Cavaleiros e amazonas sem equilíbrio, montando contra o movimento do cavalo, com assento incorreto, montando "com as mãos", usando embocaduras cada vez mais pesadas, saltando seus cavalos todos os dias, "armando" ginásticas sem sentido e buscando o sucesso somente pela determinação e se esquecendo da técnica.
Para competir com os europeus e garantir o seu sucesso só há uma alternativa: é afiar a sua equitação e o seu cavalo.
Um cavaleiro campeão se dedica à sua equitação com base nas Escolas Acadêmicas. Com isso ganha-se postura, melhor atuação do assento e pernas, equilíbrio, controle do animal, rapidez nas pistas, meias-paradas eficientes, adaptabilidade a qualquer cavalo, etc.
Um cavalo campeão precisa ter flexibilidade, facilidade de engajamento dos posteriores, mudanças de pé rápidas e sensíveis, coluna e espáduas "soltas", etc. E isso só se consegue com Adestramento!
Saltar os cavalos todos os dias só causa estress e lesões.
Um bom programa de treinamento europeu recomenda somente um dia de salto por semana, os outros dias são dedicados ao aprimoramento da equitação e do desenvolvimento do cavalo.
E você, já AFIOU seu machado hoje ??
Pense nisso...
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Parabéns pela postagem, muito apropriada!!!
Cara... è isso mesmo, to aqui na europa e eles pegam muito no pé sobre o adestramento, achei até estranho nas primeiras semanas, que eu nunca saltava, mais agora estou ''afiando'' minha montaria.Temos que mudar isso no Brasil, pra ir pra frente...
Parabéns,Nélio!
É baseado nesta sábia teoria,que mi-
nha jovem aluna,Mariana,vem "afiando"
a Paola,e,no sábado passado já obteve
um honroso 2° na prova de 1,00m da TO
da FPH em Atibaia.
Grande abraço,
Jorge.
É isso aí Jorge!
Você é um dos raros que afiam o machado.
Postar um comentário